Em função da Declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), que decretou situação de pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ordenou o seguinte encaminhamento:
1. Paralisar as aulas, de preferência por meio da antecipação das férias escolares, em todos os níveis educacionais, públicos e privados, de modo a interromper as atividades por 15 dias, preferencialmente a partir desta segunda-feira (16), com tolerância máxima até o dia 18/03, prorrogável a depender da avaliação da autoridade sanitária do Estado.
O SINTEGO vem a público pedir aos/as profissionais de Educação que sigam as orientações solicitadas e se atentem aos cuidados necessários de prevenção do novo Coronavírus. É de extrema importância que professores/as, administrativos/as, estudantes e a sociedade em geral se resguardem do vírus, que rapidamente se alastra por todo o país, inclusive por nosso estado.
Agora não é momento de se preocupar com dias letivos, mas sim de preservar a vida dos/as trabalhadores/as, para que no futuro possam retornar às suas funções com saúde. Neste momento, mais que tudo, é necessário que todos/as tenham calma, cuidado e precaução.
Reposição das aulas/ Férias/ Recesso
O SINTEGO, preocupado com a saúde da categoria, bem como em preservar seus direitos trabalhistas, ressalta que o Estatuto do Magistério garante o período de férias aos/as servidores/as, no mês de julho. O sindicato acompanhará e discutirá com o Conselho Estadual de Educação de Goiás e Municipal de Goiânia (nos quais o SINTEGO tem assento), juntamente com as secretarias Estadual e Municipais de Educação, para tratar da reorganização do calendário escolar, frente a nova realidade, conforme a legislação vigente.
O SINTEGO informará a todos/as à medida em que as discussões avançarem. Agora cabe prevenir, este é o cuidado que todos/as devemos ter.
Saúde dos/as profissionais
O SINTEGO compreende que o zelo com a saúde dos/as profissionais da Educação é para professores/as e administrativos/as da mesma forma. Não há como suspender as aulas e obrigar os/as administrativos/as a permanecerem indo para as escolas, se expondo ainda mais, uma vez que estes profissionais, em maioria, vão para o trabalho usando o transporte público. É preciso ter um olhar humanizado aos/as administrativos e prezar por sua vida. De nada adiantarão as medidas adotadas pelo governo, se os/as administrativos/as continuarem trabalhando normalmente. Todos/as merecerem ter sua saúde preservada!
Cuidados básicos
O SINTEGO reforça a preocupação com os/as trabalhadores/as em Educação de Goiás e reitera que neste momento todos/as estejam atentos/as aos cuidados básicos de prevenção do vírus: lave as mãos com água e sabão frequentemente – caso não seja possível, use álcool gel; evite tocar olhos, nariz e boca; evite aglomerações; cubra a boca e nariz ao tossir/espirrar; limpe e desinfete objetos tocados com frequência; caso apresente os sintomas, principalmente, falta de ar, procure assistência médica.
Veja as definições até o momento:
- Rede Estadual: a partir de quarta-feira (18) as atividades escolares estarão suspensas por 15 dias
- Rede Municipal de Goiânia: aulas suspensas a partir desta terça-feira (17), por 15 dias
- Rede Municipal de Aparecida de Goiânia: suspensão total na quarta-feira (18), por 15 dias
O SINTEGO está alerta e segue acompanhando a situação.
Fonte: Site SINTEGO
Link da matéria: http://sintego.org.br/noticia/5788-nota-publica-sintego-sobre-o-coronavirus-covid-19